

- Com 32 compromissos de sustentabilidade, agenda é ancorada nos pilares: Saúde para as pessoas, Saúde para o meio ambiente e Saúde para os negócios
- Até 2030, companhia quer ter 30% de seus cargos de liderança ocupados por pretos
- Até o fim de 2022, 100% das unidades da Pague Menos serão abastecidas com energia renovável em até 2 anos a partir da sua abertura ou aquisição
- No escopo de compromissos está a primeira loja verde, 100% sustentável, e a criação do Clinic Farma Itinerante, consultório farmacêutico que vai prestar cuidados de atenção à saúde primária para comunidades remotas de baixa renda, gratuitamente
Com a visão de sustentabilidade “A Pague Menos será uma solução completa de saúde que contribuirá significativamente para reduzir as desigualdades de acesso a uma vida saudável no Brasil”, a Pague Menos (PGMN3) anuncia sua agenda ESG com 32 compromissos até 2030, ancorados em três pilares: Saúde para as pessoas, Saúde para o meio ambiente e Saúde para os negócios. “Ainda que promover acesso à saúde para os brasileiros seja um direcionador de nossas ações desde a nossa fundação, há 40 anos, encontramos na estruturação de uma agenda ESG a oportunidade de tornarmos essa atuação completamente integrada ao nosso negócio, abrangente e sem fronteiras, quando também nos comprometemos com a saúde do planeta. Entre os compromissos, temos inovações como o Clinic Farma Itinerante, que pretendemos tornar uma referência de apoio à saúde para a população de baixa renda em todo o Brasil”, afirma Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Pague Menos.
A agenda ESG é tema prioritário do conselho de administração da companhia desde 2021. Com metas para 2022, 2025 e 2030, a Pague Menos destaca em sua agenda cuidados para promoção da saúde de funcionários, clientes e comunidades no entorno de suas operações. Um deles é contribuir para a prevenção de doenças crônicas, que de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, acometem 52% das pessoas com 18 anos ou mais no Brasil. A empresa também pretende promover empoderamento e equidade em frentes de diversidade, além de adequar sua matriz energética para fontes renováveis e inaugurar a primeira “Loja Verde”.
Saúde para as pessoas: No pilar dedicado às pessoas, a companhia está focada na saúde e bem-estar de seus clientes, colaboradores e comunidades ajudando-os na prevenção de doenças crônicas e na adesão a tratamentos médicos prescritos. A garantia de saúde e segurança ocupacional; e apoio na promoção da saúde física e mental estão nos cuidados com os funcionários e no compromisso de conquistar até 2030, as certificações ISO 45001, que atesta alto nível de desempenho da empresa em prover Saúde e Segurança do Trabalho (SST); e a SA 8000, que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.
Para impactar positivamente as comunidades do entorno das suas operações, em 2022, a Pague Menos pretende ter 30% de seus 20 mil colaboradores, espalhados em todos os estados do Brasil, dedicando um dia do ano ao trabalho voluntário. Além disso, a partir de 2025, 10% dos funcionários de lojas serão provenientes de cursos de desenvolvimento profissional oferecidos pela empresa a essas comunidades, que a partir de 2025 também receberão investimentos correspondentes a 0,5% do lucro líquido da companhia porcentagem que deve ser dobrada em 2030 para projetos de promoção da saúde integral.
O Clinic Farma, considerado a pedra angular do Hub de Saúde Pague Menos, que oferece mais de 50 serviços, que incluem testes laboratoriais e vacinas, além de telemedicina, ganhará uma versão itinerante para prestar serviços farmacêuticos gratuitos em comunidades remotas de baixa renda.
Saúde para o meio ambiente: Para diminuir significativamente as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), a Pague Menos pretende chegar a 2030 com 120% das emissões de GEE anuais compensadas nos escopos 1 e 2. Para isso, iniciou o inventário das emissões GEE dos escopos 1 e 2 e pretende ter metas de redução definidas até o final deste ano. Ainda em 2022, todas as unidades da Pague Menos serão abastecidas com energia renovável em até 2 anos da sua abertura ou aquisição. Atualmente, 61% do total de lojas já são abastecidas por energia renovável gerada a partir de 33 parques solares. E em 2025 será inaugurada a primeira “Loja Verde”, uma loja completamente alinhada com os pilares de Saúde para o meio ambiente e Saúde para os negócios, onde serão validadas experiências para serem replicadas nas demais unidades da rede.
Saúde para os Negócios: No pilar de saúde para os negócios, a companhia deve intensificar seus investimentos no aprimoramento contínuo das competências profissionais e “socioemocionais” dos colaboradores. Em 2021, a empresa que possui 24% de seu quadro de funcionários formado PCD´s, pretos e 50 + – avançou em sua jornada ESG com a estruturação de uma área dedicada à diversidade e inclusão. Na agenda ESG, em 2025 a companhia quer ter 10% de seus colaboradores com 50 anos ou mais e metade dos cargos executivos preenchidos por mulheres. Em três anos, a companhia quer 15% dos cargos de liderança ocupados por pretos, porcentagem que pretende dobrar em 2030, quando também quer alcançar 6% na contratação de PCD´s.
Listada no mais alto nível de governança da B3, o Novo Mercado, a Pague Menos firma o compromisso de obter a ISO 31000 Governança em Gestão de Riscos, Norma Internacional de Gestão de Risco que estabelece as diretrizes para condução desse processo com base nas melhores práticas do gerenciamento de ameaças.