

Gestão médica computadorizada, plataformas em nuvem, inteligência artificial e telemedicina são apostas para otimizar relação entre médico e paciente
A pandemia de Covid-19 revolucionou o atendimento na área de saúde. Telemedicina, inteligência artificial, uso de dados e machine learning foram algumas das tendências aceleradas nos últimos dois anos. De acordo com a pesquisa State Of Healthcare Q2’21 Report: Investment & Sector Trends To Watch, realizada pela CB Insights, a aceleração no segmento de saúde digital chegou a 40% no último ano, atingindo U$14,1 bilhões em financiamentos.
Soluções de tecnologia para a saúde são uma tendência que veio para ficar. A relação entre inovação, medicina e paciente ainda ainda tem muito espaço para evoluir e, nesse sentido, as health techs, startups especializadas em saúde, vêm contribuindo para otimizar esses processos. Cristian Rocha, CEO e cofundador da Laura, health tech que utiliza a inteligência artificial para a coordenação do cuidado com a saúde, indica algumas das principais apostas para este mercado em 2022.
1 – Gestão médica computadorizada e plataformas de medicina em nuvem
A gestão médica computadorizada já é realidade em clínicas e hospitais que buscam otimizar processos administrativos, e essa tendência deve ganhar ainda mais relevância a partir de 2022. Os sistemas automatizados otimizam o fluxo de trabalho e melhoram os resultados. Além disso, plataformas de conectividade hospedadas na nuvem otimizam a comunicação entre profissionais, clínicas e pacientes. Isso resulta em um atendimento mais completo e eficiente, com ganhos inclusive para a segurança dos dados, reduzindo as chances de vazamento de informações pessoais confidenciais.
2 – Investimento em inteligência artificial
Equipamentos e programas inteligentes dentro de hospitais e clínicas são realidade consolidada no Brasil, pois deixam o trabalho mais dinâmico e contribuem, significativamente, para o cuidado do paciente. Além disso, a inteligência artificial é um recurso importante para organizar dados de maneira rápida, tendo em vista mitigar falhas que podem ocorrer por conta de informações fragmentadas. Esse cenário é potencializado pela utilização de big data para gerar inteligência e maior assertividade aos atendimentos e diagnósticos.
“A relação entre tecnologia, medicina e paciente ainda tem muitos caminhos a percorrer e, graças a essa oportunidade de evoluir de forma rápida e assertiva, a tecnologia contribui para a saúde de maneira inteligente, impactando positivamente o paciente, com atendimento eficaz, garantindo assim a melhor experiência pra ele e para os profissionais envolvidos“, ressalta Cristian.
3 – Telemedicina e 5G
Ao que tudo indica, atendimento e monitoramento dos pacientes a distância, por meio de videoconferência, vieram para ficar. Com a chegada do 5G, a telemedicina se torna ainda mais viável, pois essa modalidade de atendimento ganhará mais robustez, tornando-a ainda mais prática e funcional. Isso permitirá que o médico troque informações com o paciente de maneira mais rápida e faça a análise de diferentes exames à distância. A implementação do 5G também vai possibilitar o uso de dispositivos para monitorar a saúde dos pacientes, acelerando os diagnósticos.
(Fonte: Camila Callegarette)