Vamos iniciar a nossa viagem internacional pelo nosso país vizinho a Argentina, que representa o principal parceiro comercial em toda a América Latina.
O Brasil, Argentina, Paraguai e o Uruguai, fazem parte do Bloco Comercial chamado Mercosul, que é um acordo comercial entre esses países, com facilidades para as negociações, que determinam dentro das suas regras aduaneiras benefícios mútuos um ao outro, que podem ser desde benefícios fiscais, até a não exigência de determinadas licenças na hora de importar e exportar.
A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum – TEC, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.
O Mercosul é um excelente bloco comercial, sendo excelente para a exportação e para a importação. A Argentina, sempre teve uma economia mais robusta que os outros países parceiros do Mercosul, sendo o quarto melhor parceiro comercial do Brasil no mundo.
A Argentina possui território de 2,7 milhões de quilômetros quadrados e uma população de mais de 43 milhões de habitantes. O PIB em 2016 era de US$ 526 bilhões.
Mapa de oportunidades: negociando com o mercado argentino
Como com todos os países para uma negociação, é muito importante que o seu produto seja preparado para atender a esse mercado.
Todos os produtos negociados dentro do Bloco Mercosul estão isentos de II – Imposto de Importação na Argentina. Com a exceção de produtos incluídos no regime tributário do açúcar.
Para poder se utilizar dessa característica do Bloco Mercosul, é necessário preparar o Certificado de Origem, que atesta a veracidade da produção do produto a ser exportado, então temos que provar que é uma mercadoria produzida em mercado nacional.
Características para uma negociação com o mercado Argentino
• A proximidade com a Argentina devido a fronteira com o país vizinho, deixa esse país no topo das exportações e importações do Brasil;
• Como estamos na divisa com a Argentina, pode se exportar via terrestre, o que pode diminuir os custos de logística;
• O idioma espanhol, facilita nas conversações;
• A possibilidade de receber uma visita do importador antes de se fechar a negociação;
• Da mesma forma pode se visitar o nosso parceiro comercial se for no caso para a importação;
• Com uma população de 45 milhões de habitantes, e um PIB de aproximadamente USD 642 bi, o mercado argentino tem aproximadamente as mesmas dimensões do Estado de São Paulo;
• Ainda que o território de 2,79 milhões de km² possa nos indicar certas dificuldades logísticas, a província de Buenos Aires abriga quase metade da população, e quase todos os centros de distribuição do país.