

Uma pesquisa realizada pela Censuswide e encomendada pela Mambu, empresa líder mundial em soluções bancárias na nuvem e pioneira em composable banking, constatou que um dos impactos da pandemia do novo coronavírus no dia a dia dos consumidores do mundo inteiro foi a aceleração da digitalização bancária. Antes da pandemia, 21% das pessoas consultadas no Brasil afirmaram não usar aplicativos financeiros, hoje esse percentual é de apenas 12%.
O movimento, segundo Sergio Costantini, diretor-geral da Mambu no Brasil, pode ter sido impulsionado pelo auxílio emergencial concedido pelo governo no início da pandemia, pago exclusivamente via aplicativo.
Outro dado nessa área é relativo à quantidade de apps utilizada por pessoa. A média entre os brasileiros varia de dois a três (39%) antes da pandemia, apenas 11% gerenciavam até três aplicativos e 24% apenas um. No mundo, o percentual de pessoas que gerenciam um app por celular é de 21% e de dois a três, 32%.
Esse é um dos estudos da série “‘Disruption Diaries'”, que busca entender o que consumidores acham de tendências importantes, movimentando o desenvolvimento da indústria de serviços financeiros e tentando identificar oportunidades para bancos e outras empresas.
A pesquisa foi feita com mais de 2.000 consumidores do Brasil, Singapura, Nigeria, Australia, Estados Unidos, Reino Unido e Bahrain, entre 16 e 55 anos. Foram consultados 256 brasileiros em meados de 2021.
Sobre a Mambu
A Mambu é uma empresa alemã fundada em 2011 e líder mundial em soluções bancárias para instituições financeiras. Nativa em nuvem, é uma empresa com elevada taxa de crescimento (scale-up company), tendo captado USD 265 milhões na última rodada de investimentos e com um valuation de USD 5,5 bilhões. A Mambu é uma plataforma baseada em APIs, pioneira no conceito de composable banking que permite aos clientes compor a experiência bancária mais adequada para os seus negócios, sem que estejam vinculados a um fornecedor, sistema ou tecnologia específicos. A Mambu está presente em mais de 65 países e agora expande sua atuação para novos mercados como Brasil, Japão e Estados Unidos. O portfólio de clientes inclui Itaú Ank, Santander Asto, ABN New10, Afinz, Bankly, BTG, OakNorth, Tandem, ABN AMRO, Bank Islam, Orange Bank e muitos outros. Para saber mais, acesse o website da Mambu.