

A prefeitura de Florianópolis descartou em Dezembro de 2021 reajuste nas tarifas de ônibus para 2022.
Além disso, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano apresentou uma série de medidas que serão gradativamente implantadas no sistema de transportes.
Entre os anúncios, estão tarifa Vai e Vem; gratuidade para todos os passageiros nos últimos domingos do mês; desconto em viagens fora do horário de pico; pagamento das passagens de ônibus com pix, cartão de crédito e débito; carregamento online de cartão; ônibus de madrugada e acréscimo de 1700 horários de ônibus.
Por meio de nota, a prefeitura detalha as novidades, que passaram a vigorar em janeiro de 2022.
Tarifa Vai e Vem
Com a tarifa Vai e Vem será possível ir e voltar para qualquer lugar da cidade pagando apenas uma passagem. Durante 3 horas será possível utilizar o ônibus convencional para qualquer direção quantas vezes quiser pagando apenas uma tarifa. Por exemplo: quem mora no Campeche poderá vir até o Centro da cidade e voltar para o Campeche com apenas uma passagem, desde que o tempo utilizando o cartão da primeira até a última vez seja de até 3 horas. A ação passou a entrar em vigor no dia 25 de janeiro.
Domingo na faixa
Todo último domingo do mês será com tarifa zero para o transporte coletivo de Florianópolis. Nos outros domingos do mês, será realizada a tarifa Vai e Vem. A ação entrou em vigor no final de Janeiro.
Passagem mais barata fora dos horários de pico
Fora dos horários de pico, a passagem de ônibus ficará R$1,00 mais barata. O objetivo é trazer novos usuários, espalhando melhor o número de passageiros nas linhas de transporte coletivo.
A iniciativa ainda segue com novidades para alternativas como:
Busão do Bairro
Madrugadão
Sistema Pague Fácil
Ao todo serão acrescidos 1700 horários de ônibus, sendo 800 colocados à disposição em Janeiro de 2022 e com o retorno das aulas, serão colocados mais 900 horários até março.
“Nós entendemos que manter a tarifa sem reajuste era preciso, já que as pessoas vêm sofrendo uma série de dificuldades financeiras por conta da pandemia. Foi uma ação muito estudada, pensada com responsabilidade, para equilibrarmos os valores e não repassarmos nenhum aumento para a população e favorecer a retomada econômica. Mas conseguimos ir além disso: vamos manter a tarifa e vamos dar descontos. Queremos que essas ações não só aliviem o bolso das pessoas, mas que também melhorem a mobilidade da nossa cidade. Incentivando o uso do transporte coletivo, estaremos diminuindo o trânsito e as filas que acontecem especialmente no verão”, disse na nota o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.