

Especialista em desenvolvimento de pessoas dá dicas preciosas para empresas implementarem uma cultura diversa e inclusiva
O mindset do mercado mudou e, hoje, diversidade e inclusão (ou D&I) são a chave para o futuro e sobrevivência das organizações. A diversidade tem papel crucial não somente na comunicação, mas também nos resultados das empresas. Essa importante mudança de paradigma, que já vem acontecendo há mais tempo em outros países e chegou recentemente com mais força no Brasil, não surge por acaso: ela é impulsionada por uma crescente conscientização sobre a urgência de tratarmos de demandas como diversidade e inclusão, mudanças climáticas e segurança do consumidor, entre muitas outras.
Para Sabrina Honorato Favorin, especialista em desenvolvimento de pessoas, que é job hunter e está à frente do Departamento de Carreiras da Digital House, “não existe mais espaço para organizações que não buscam diversificar o seu time. Porém, é preciso que as ações sejam mais do que apenas atender cotas. Diversidade cultural e inclusão social são temas essenciais para novas perspectivas dentro de um negócio, proporcionando não somente a pluralidade dos produtos e serviços oferecidos, mas atingindo novos nichos de mercado que antes não poderiam ser alcançados.”
No dia a dia, ela promove o aumento de diferentes pontos de vista para os processos, fazendo com que os desejos dos clientes, que também são diversos, sejam entendidos de forma mais assertiva. Isso contribui para que o negócio possa crescer ainda mais, alcançando novos públicos no mercado e, consequentemente, melhores resultados. Quando pensamos na implantação da diversidade e inclusão nas empresas, é preciso repensar todos os processos. Não podemos nos esquecer de que a transformação digital está cada vez mais presente no mercado e os negócios se modernizam e mudam a forma de conduzir as demandas no dia a dia. E, para isso, é necessário que a empresa tenha sua visão, missão e valores alinhados com essas mudanças.
5 passos para implantar a diversidade dentro de uma empresa
1 – Desenvolva um projeto de mudança
A elaboração de um projeto de mudança é um grande desafio, mas é o primeiro passo para criar um ambiente corporativo livre de preconceitos. Lembrando que todo o planejamento deve estar devidamente alinhado com os valores, visão e objetivos do negócio. Com isso, será possível identificar quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos com seus clientes e colaboradores.
“Analise o quadro de funcionários e veja quais são os pontos de diversidade que precisam ser melhorados. Para isso, desenvolva ações em prol da inclusão e um ambiente mais diversificado. Isso deve incluir a revisão das linguagens da empresa e os movimentos de integração e conscientização de todas as pessoas”, indica Sabrina.
2 – Dê atenção ao RH
A área de Recursos Humanos (RH) é um ponto muito importante. Ele precisa ser inclusivo. Com o projeto do tópico anterior já desenvolvido, é importante que as mudanças também sejam aplicadas no RH da empresa, que deverá possuir todos os conhecimentos e habilidades necessárias para promover políticas inclusivas, contendo processos seletivos e métodos para retenção dos colaboradores.
3 – Forme grupos de discussão
Esta é uma ótima opção para tornar a implantação mais assertiva. O objetivo é que haja a promoção do diálogo e ações que impactem todas as equipes de uma empresa, gerando conscientização e mudanças.
4 – Capacitação das lideranças
Para que as equipes de uma determinada empresa sejam mistas, é preciso que a liderança tenha capacidade de lidar com as diferenças. Ou seja, estar disposta a ouvir e coordenar colaboradores com diferentes pensamentos e pontos de vista.
Sabrina complementa. “É preciso compreender os conceitos sociais, podendo relacionar com a realidade corporativa e tomar as melhores decisões para a empresa. Todos os funcionários devem ter as mesmas chances de crescer e se destacar junto às equipes.”
5 – Estruture a comunicação interna
Por fim, mas não menos importante, temos a estruturação da comunicação interna. É a partir dela que as principais ideias e valores da empresa serão propagados.
(Fonte: Henrique Assis Aragão)