

A rotatividade apresentou um aumento de 82% dentro das empresas.
No mercado de trabalho atual, uma boa remuneração não é mais suficiente para reter bons colaboradores. De acordo com a pesquisa da Robert Half (empresa global de consultoria de recursos humanos), a rotatividade, no mundo, apresentou um crescimento de 38% nas empresas nos últimos três anos. No Brasil, o percentual foi de 82%. Políticas voltadas ao bem-estar têm se tornado, portanto, o novo padrão ouro para quem lida com talentos.
É por isso que muitas empresas já estão investindo no Marketing de Incentivo, que tem como objetivo motivar os colaboradores e com isso melhorar a produtividade. A ideia por trás do incentivo é integrar o colaborador ao negócio, dando acesso a metas fáceis de acompanhar e premiar os resultados excepcionais, com pontos ou experiências. Não importa a hierarquia, a ação tem o poder de fazer toda uma equipe se sentir parte de algo maior.
O grande objetivo do Marketing de Incentivo é fazer com que o funcionário sinta orgulho de fazer parte da instituição onde atua e que, ao iniciar o dia, ele saiba que está indo trabalhar em um lugar que reconhece seus esforços. Tudo deriva de três palavras-chave: acompanhamento, reconhecimento e recompensa.
Algumas empresas ainda não sabem muito bem como premiar os funcionários. Foi pensando nisso, que a Incentivar, software de incentivo inteligente, desenvolveu um um aplicativo adaptável a todos os tipos de negócios, de grandes multinacionais a pequenas organizações, no qual os participantes têm acesso a um catálogo com mais de 1 milhão de opções de premiação.
“Em apenas 3 anos, inovamos o mercado da motivação, com uma ferramenta inteligente, que serve como avaliação de performance para participantes e traz dados estratégicos para gestores descobrirem a melhor maneira de como lidar com seus times”, explica Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, e especialista em marketing há mais de 10 anos.
A Incentivar, pioneira no Incentivo Inteligente e baseada em dados, oferece três planos: Prêmios, Incentivo e Enterprise. Referência em metodologia de incentivo inteligente, a Incentivar trabalha hoje com empresas que são referências em seus respectivos mercados, como: Coca-Cola, Hypera, Wizard, Creditas, Cogna, Unimed, dentre outras.
Rodolfo Carvalho explica como utilizar as 5 principais ferramentas para incentivar seu colaborador além da folha de pagamento:
1 – Práticas de Feedback: Um colaborador consciente sobre quais são os seus pontos positivos e quais precisam ser aperfeiçoados possui uma noção mais clara de como alcançar seus objetivos;
2- Ações interativas: Quanto mais unidos e conectados os colaboradores estiverem, mais próspero e saudável será o ambiente corporativo;
3- Programas de Capacitação e Desenvolvimento: Com os programas de qualificação, você garante que os funcionários desenvolvam novas habilidades e estratégias, otimizando os processos de produção dentro da empresa;
4- Confraternizações e premiações: Fazer um happy hour em datas especiais é indicado para criar um clima mais amistoso entre os colaboradores, além de criar oportunidade de uma comunicação mais flexível;
5- Software de incentivo: O participante pode acompanhar o seu ritmo de trabalho e com isso alcançar novos patamares de produtividade, e receber premiações de acordo com a sua pontuação de performance.
(Fonte: Laíse Marcondes)