

Mais autonomia, investimento em algo próprio, adequação ao estilo de vida, vontade de mudar de área, falta de perspectiva na empresa atual e dificuldade para se reinserir no mercado depois de uma demissão. Essas são algumas das razões que têm feito com que cada vez mais pessoas estejam buscando empreender.
Dados da “Year in Search”, retrospectiva realizada pelo Google que aponta as principais buscas na plataforma, mostraram que “como iniciar um negócio” superaram “como conseguir um emprego”, em 2021. Com a chegada da pandemia essa tendência é cada vez mais comum. Prova disso é que o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs). Em relação ao ano anterior, que registrou 3,3 milhões de negócios, houve um crescimento de 19,8%, é o que mostra levantamento realizado pelo Sebrae.
Jorge Martins, sócio fundador da consultoria de recrutamento e seleção Bullseye Executive Search, junto com seus dois outros sócios, Isabelle Teixeira e Leonardo Sampaio, são exemplos de profissionais que decidiram sair de grandes empresas para empreender. Jorge e Leonardo trabalharam em multinacionais de RH e Isabelle como diretora de marketing em uma das maiores empresas de hotelaria do mundo. Segundo Jorge, a parte mais difícil para sair de uma grande empresa e começar empreender é a decisão. “Parece óbvio, mas digo isso porque quando você está em uma grande corporação e coloca na balança os prós e contras, inicialmente é mais fácil que esse peso maior apareça para o lado de continuar onde está, afinal uma grande empresa já é estruturada, tem um nome no mercado, benefícios e uma aparente segurança. No entanto, quem está com essa dúvida esquece de colocar do outro lado da balança todo o lado positivo de ter seu próprio negócio.”
O empreendedor aponta que entre os pontos positivos estão conseguir potencializar os ganhos mensais, tocar os projetos que tenham o seu jeito, além de construir uma empresa a partir dos seus princípios, ter espaço para criar coisas novas sem ter que pedir autorização, e o mais importante, conseguir fazer o seu sonho crescer ao invés do sonho dos outros. “Em linhas gerais, você pode criar as suas regras, jogar por elas, e se comprometer com o que de fato consegue entregar para colher os melhores resultados”, fala. Jorge, que além de ser especialista em carreira, também já trilhou o caminho do empreendedorismo, dá sete dicas valiosas para quem quer empreender.
1 – Faça um estudo de mercado da área para criar um diferencial do seu negócio
A proposta aqui não é olhar para saber se já tem muitas empresas no setor de atuação que você escolheu. Até porque algo extremamente inovador não é sempre que surge. Então as pessoas podem procurar como abrir um salão de beleza, uma loja de roupa ou um restaurante, por exemplo. E tudo isso já existe. A ideia não é te desanimar, mas fazer com que você pense em como pode oferecer um diferencial. O que o mercado busca hoje dentro do negócio que você quer abrir? Quais são as oportunidades? Qual público focar? Qual localidade? Quanto necessito de investimento? Essas são algumas respostas que a pesquisa pode te ajudar a encontrar.
2 – Se programe financeiramente
Toda vez que pretendemos fazer uma mudança de carreira ou abrir um negócio ter segurança financeira é fundamental. Isso porque todo começo gera muito medo, insegurança e aprendizado. Então o ideal é se programar para que a questão financeira não seja mais um problema que possa surgir, além claro, de conseguir suprir suas necessidades pessoais e as do novo negócio. Então o ideal é ter fluxo de caixa de 1 ano para qualquer eventualidade na empresa e também que possa cobrir gastos pessoais.
3 – Faça um bom planejamento de marketing
Todo negócio novo precisa de uma boa divulgação. E engana-se quem pensa que é necessário investir muito dinheiro. Planejamento de marketing é principalmente identificar qual o seu público e os canais que você vai utilizar para impacta-lo. Hoje com mídias sociais, por exemplo, é possível criar páginas com conteúdos relevantes e fazer investimento em link patrocinado sem gastar muito. Outra possibilidade é criação de blogs, páginas no Linkedin, imprensa, entre outras estratégias que devem estar focadas no seu negócio.
4 – Crie ou fortifique rede de networking e / ou base de clientes
Claro que nem sempre é possível começar já com uma base de clientes e por isso mesmo o início pode ser muito cansativo. Pensando nisso, você vai precisar ir construindo sua rede. Com isso, veja onde está seu cliente e esteja nesses lugares. Participe de congressos, faça relacionamento com influenciadores convidando para conhecer sua marca, conte para sua rede profissional do seu novo empreendimento, divulgue seus produtos para sua base de clientes e fale com conhecidos para divulgar na rede deles. Nesse momento toda ajuda é válida