A chegada da pandemia conseguiu acelerar muitos processos que facilitaram a possibilidade do trabalho remoto, incluindo o setor da construção civil, setor em que ainda há muita resistência em implementar novas tendências.
E, diante disso, será que essa modalidade de gestão veio para ficar? Uma vez que 94% das obras no Brasil atrasam (fonte: CEF e JusBrasil), sendo 62% desses atrasos por falta de GESTÃO da obra (fonte: Poli/USP).
Bom, o segredo da tomada estratégica de decisões está no uso adequado do planejamento em seus três principais níveis (estratégico, gerencial e operacional), e da leitura do status de obra em cada atividade, atualizado e sem perca de tempo.
E a tecnologia vem se tornando um meio para resolver justamente problemas do dia a dia da obra, com ferramentas que facilitam as tarefas de gestão, melhorando a visibilidade do canteiro e gerando outros benefícios.
Exemplo do uso da tecnologia como meio, foi a criação da startup Controlla, criada pela engenheira civil Carol Bucciano, que conta como resultados já entregues: a resolução de um atraso superior a 4 meses de um prédio feito por uma associação de moradores, evitou também um prejuízo de 250 mil reais na execução de uma casa, e o resultado mais impactante, evitou um prejuízo de mais de 1 milhão de reais que não estavam mapeados no orçamento de uma construtora de alto padrão. Isso só foi possível mostrando os indicadores corretos para a tomada de decisões estratégicas mais assertivas, conta Bucciano.
Como fazer uma gestão online e eficiente?
É possível fazer uma boa gestão através de processos eficientes, deixando claro o passo a passo de cada atividade, fazendo com que os colaboradores tragam os melhores resultados; com comunicação assertiva, o gestor deve ter uma comunicação precisa e constante para manter os objetivos alinhados entre todos; e com o auxílio de um plano de gestão de curto, médio e longo prazo, em que o gestor entende o caminho de cada etapa, alocando os recursos necessários para cada objetivo específico, analisando os resultados das ações tomadas.
Uma das vantagens da gestão a distância é a redução de custos. O primeiro indicador de redução dos gastos impactados pela gestão a distância começa pela economia em viagens feitas para monitorar as obras, impactando assim em outro indicador, o da eficiência que o gestor vai ter em monitorar vários canteiros no mesmo dia.
Portanto, na gestão online o presencial ainda tem um papel necessário, mas naturalmente o online vai ganhando espaço, entregando uma gestão que otimiza os processos, focada em medir o progresso, identificar os erros e corrigi-los pontualmente.