

Levantamento foi realizado em 15 países revela que 80% dos entrevistados consideram erros como oportunidades de crescimento.
Será que os erros podem realmente levar ao sucesso? De acordo a Pesquisa Global de Empreendedorismo 2022, encomendada pela Herbalife Nutrition à OnePoll e realizada em 15 países incluindo o Brasil, a resposta é sim, uma vez que 80% dos empreendedores consideram que os erros constituem oportunidades de crescimento.
A pesquisa, que abrangeu 8.000 pessoas com 10 anos ou mais anos de experiência em suas áreas, investigou os principais desafios enfrentados no início dos seus negócios. Os pequenos empresários pesquisados relataram ter experimentado duas ideias malsucedidas antes de obter sucesso, sendo que, globalmente, 89% afirmaram ter aprendido com cada uma delas e, no Brasil, 97%.
Os colaboradores envolvidos na pesquisa também compartilharam semelhante percepção dos erros como oportunidades de aprendizado. A maioria dos entrevistados acredita que os erros são, na verdade, parte do sucesso. 88% dos respondentes globais e 95% dos participantes brasileiros concordaram que, para serem bem-sucedidas, as pessoas não devem ter medo de errar. Respectivamente, 85% e 88% não acreditam que estariam na posição atual se tivessem parado de tentar após um erro no negócio.
As cinco principais lições obtidas nessas experiências foram: “aprender a ser mais produtivo”, com 34% no levantamento global e 41% no Brasil; “entender melhor as tarefas”, respectivamente 34% e 42%, “aprender a definir prioridades”, 32% e 29%; “melhor visão geral”, 30% e 44%; “buscar melhores práticas e inovar com contínua educação”, 29% e 24%. “Tanto no trabalho, quanto na vida, o mais importante é aproveitar as oportunidades para aprender e melhorar”, afirma John DeSimone, presidente da Herbalife Nutrition. “Empreendedores estão sempre aprendendo e crescendo e, assim, tornando seus negócios mais fortes.”
Os pequenos empresários e seus colaboradores também foram questionados sobre as recomendações que dariam a quem está iniciando um negócio. As principais foram: “monte um plano de negócio”, 41% dos entrevistados globais e 64% dos participantes brasileiros, “organize-se”, respectivamente com 39% e 64% de menções. No total dos 15 países, 38% dos pequenos empreendedores e colaboradores pesquisados também expressaram a importância de “não ter medo de errar”, menção que entre os brasileiros subiu para 44%. Alguns entrevistados incluíram “conheça e utilize seus pontos fortes”, “saia e divirta-se” e “nunca desista”. “Bons fundamentos de negócios e trabalho árduo combinados a planejamento, organização e cercar-se de pessoas capazes de dar feedback honesto são elementos essenciais para o sucesso”, acrescenta DeSimone.
Lições que os entrevistados aprenderam com seus erros | Global – Brasil
- Como ser mais produtivo 34% – 41%;
- Entender melhor as tarefas 34% – 42%;
- Como definir prioridades 32% – 29%;
- Compreender melhor o quadro geral 30% – 44%;
- Buscar as melhores práticas e inovar com contínua educação 29% – 24%;
- Como se relacionar melhor com os clientes 28% – 30%;
- Como construir confiança e ser autêntico 28% – 28%;
- Como encontrar equilíbrio entre confiar em seus instintos e analisar dados 26% – 32%;
- Como dar e receber feedbacks 26% – 24%;
- Cerque-se de pessoas mais fortes em outras áreas do negócio 24% – 20.
Recomendações dos entrevistados a quem está começando um negócio | Global – Brasil
- Elabore um plano de negócio 41% – 64%;
- Organize-se 39% – 64%;
- Não tenha medo de errar ou de fracassar 38% – 44%;
- Entenda seu mercado e seu público 36% – 32%;
- Peça ajuda quando necessário 36% – 32%;
- Tenha cuidado para não desperdiçar dinheiro 35% – 32%;
- Elabore um plano de marketing 34% – 44%;
- Tome cuidado com quem você se associa e com quem investe 31% – 44%;
- Seja realista em relação ao capital necessário 30% – 36%;
- Certifique-se de definir corretamente o preço do produto e/ou serviço 29% – 28%;
- Não subestime o trabalho necessário para o sucesso do negócio 29% – 24%;
- Não prometa demais nem cumpra menos 26% – 20%;
- Cerque-se de pessoas com habilidades mais fortes em áreas diferentes das suas 26% – 28%;
- Não inicie antes de estar preparado 25% – 32%;
- Implemente processo adequado de registros desde o início 24% – 20%.
Metodologia da pesquisa: a pesquisa aleatória com dupla confirmação de consentimento de participação foi encomendada pela Herbalife Nutrition Global e realizada entre 15 de fevereiro e 8 de março de 2022 pela OnePoll, membro da Sociedade de Pesquisa de Mercado (Market Research Society) e associada à Sociedade Americana para Pesquisas de Opinião Pública (AAPOR) e à Sociedade Europeia de Pesquisas de Opinião e de Mercado (ESOMAR).
(Fonte: Rosangela Andrade)