

Conheça boas práticas para que o e-mail esteja sempre seguro e não seja alvo de roubo de dados e golpes na internet.
A utilização de um e-mail profissional para comunicação na internet é uma das formas mais utilizadas por pessoas no mundo todo. Por ser de fácil acesso e simples, também acaba se tornando um alvo para enganar pessoas, roubar dados e invadir computadores. Para ajudar os usuários de e-mails a terem uma maior proteção contra essas ações maliciosas, a KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, elaborou 5 dicas de como proteger o seu e-mail profissional.
Verificar quem enviou o e-mail
Esta dica pode parecer simples, mas já ajuda a filtrar muitos emails maliciosos. Desconfie de promoções e sorteios nos quais você não tenha participado. Lembre-se do famoso ditado de que nada cai do céu, portanto, emails com assuntos muito chamativos, normalmente sinalizam perigo e chances de golpes.
Ter cuidado com links e anexos
Na mesma linha da primeira dica, é preciso ter muito cuidado ao clicar em links e abrir anexos de mensagens recebidas. Certifique-se de que o remetente do email é um contato que você conhece ou que seja de confiança. Muitos links acabam redirecionando o usuário para páginas com vírus e/ou golpes. É necessário ter o mesmo cuidado em relação com os anexos, eles podem, no momento em que se faz o download do arquivo, acabar instalando programas espiões e que possibilitam ataques e problemas de segurança no computador pessoal.
Fique atento com o compartilhamento em redes sociais
Mais do que trazer visibilidade no formato de alcance positivo para uma empresa, as redes sociais também podem dar visibilidade para informações delicadas que nem sempre queremos que se tornem públicas. Por esse motivo, sempre é bom ter atenção aos conteúdos postados nas redes sociais, como e-mails corporativos e pessoais, por exemplo. Compartilhe o endereço apenas com pessoas que você queira que tenham acesso.
Denuncie e faça o bloqueio de spams
Uma informação que nem todo mundo tem e que pode fazer diferença: além de deletar os spans, é importante bloquear e denunciá-los. Além de poupar tempo, evitando com que o usuário siga recebendo mensagens indesejadas, não será necessário deletá-las todos os dias. Cada plataforma de e-mail possui funcionalidades diferentes, mas a grande maioria oferece recursos de usabilidade. Em geral, todas oferecem a possibilidade de denunciar e bloquear emails.
Usar um e-mail criptografado
Caso seja necessário ainda mais segurança no seu dia a dia, a utilização de um e-mail que seja criptografado garante segurança máxima para os usuários. Empresas de hospedagem oferecem soluções com o certificado SSL, que prevê criptografia de dados nos serviços oferecidos, como o email profissional. Quando um site ou uma solução possui certificado SSL instalado e usa o protocolo https, é considerado seguro.
Utilizar essas dicas no dia a dia para identificar e-mails maliciosos é importante para manter suas informações e evitar estragos maiores. “Caso identifique um e-mail com erro de grafia, remetente desconhecido, anexos estranhos e ofertas incompatíveis com a realidade sempre desconfie e apague a mensagem imediatamente”, explica Priscilla Karolczak, gerente de desenvolvimento da KingHost.
(Fonte: Caio Augusto Moura Loura)