

Smartphones, jóias e roupas femininas serão os produtos mais procurados nos e-commerces, aponta startup Voxus.
A Voxus, startup que impulsiona e-commerces e negócios digitais, levantou as principais tendências para a Semana do Consumidor no segmento virtual. Neste ano, segundo dados da empresa, os itens mais procurados pelos consumidores serão: roupas e sapatos femininos, smartphones, joias, produtos de saúde e beleza e, por fim, eletrodomésticos – principalmente televisores e fogões.
De acordo com o levantamento realizado pela Voxus, em 2021, a Semana do Consumidor aumentou a movimentação dos segmentos de roupas femininas (47%), calçados femininos (19%), smartphones (25%), vinhos (28%) e eletrodomésticos (24%). Ainda de acordo com dados da Voxus, no último ano, a Semana do Consumidor movimentou R$ 5,1 milhões. Para 2022, a estimativa é que o montante chegue a R$ 6,3 milhões – um acréscimo de 25%.
Neste ano, as estimativas indicam que as vendas de roupas e calçados femininos continuarão em alta, já que são considerados produtos de ‘compra por impulso’. “De acordo com nosso levantamento, a comercialização destes itens terá um aumento de 25% a 40% em relação ao ano passado”, pontua o Co-CEO da Voxus, Rodrigo Martins. “Já na área de tecnologia, a venda de smartphones deve crescer aproximadamente 25%, principalmente por causa dos novos lançamentos de marcas como Samsung e Apple”, diz Martins.
Em alta no ano passado, os setores de bebidas e eletrodomésticos, devem dar espaço para produtos de saúde, beleza e joias. Neste mês de março, o segmento de saúde e beleza deve ter um acréscimo de 40% comparado ao ano passado, já os eletrodomésticos – fogão e televisão, principalmente – podem crescer até 35%.
“Vendas de joias devem crescer até 22% neste ano, principalmente nos negócios que estejam relacionados com alianças. Com a pandemia arrefecida, estima-se que a busca por esse perfil de produto deve aumentar entre 15% e 22% em 2022”, detalha Martins.
Para chegar aos dados de crescimento, a Voxus leva em conta as vendas na Semana do Consumidor em comparação com as semanas anteriores ao período. De acordo com o Co-CEO, “as porcentagens são baseadas nos principais clientes dos setores e em algumas percepções comerciais obtidas pela startup por meio da sua tecnologia e em contato direto com as análises e percepções dos próprios anunciantes”.
Além disso, a startup se baseia em estimativas de tecnologias próprias, que entende dois fatores: o comportamento do tráfego das pessoas dentro e fora dos sites dos anunciantes e análises feitas pelos seus algoritmos preditivos – uma função matemática que quando aplicada em uma massa de dados permite identificar padrões ocultos e ajudam a prever o que pode ocorrer.
(Fonte: Jader Fernandes)