

Especialista elenca principais benefícios de um seller center para a gestão dos marketplaces e defende a transformação digital das plataformas para impulsionar os negócios.
Depois de registrar recorde de faturamento em 2021, chegando a R$ 161 bilhões, o comércio eletrônico no Brasil começa 2022 com resultados promissores. Apenas no primeiro trimestre do ano, o crescimento foi de 12,59%, segundo o índice MCC-ENET. Nesse boom recente, grande parte das empresas aderiram aos marketplaces como forma de aumentar vendas e lucros e hoje essa modalidade já representa cerca de 80% das vendas online realizadas no país, de acordo com o Ebit/Nielsen. O crescimento desse tipo de negócio trouxe o desafio de gerir essas plataformas de forma eficaz e o seller center se sobressai nesse cenário, como ferramenta que otimiza e centraliza a gestão de toda a operação de um marketplace.
“Gerir um ambiente com diversos sellers não é uma tarefa simples. É preciso fazer uma gestão que permita que o número de parceiros aumente, sem que a qualidade do serviço caia. O seller center garante esse controle e uma capacidade sustentável de escalabilidade. Com ele fica mais fácil abrir a plataforma para novos sellers, ter um portfólio de produtos mais diversificado, com um processo estruturado, organizado e sem falhas. Além disso, é uma ótima fonte de dados relevantes e indicadores para a tomada de decisões estratégicas. Podemos dizer que o seller center promove uma verdadeira transformação digital do marketplace, facilitando o crescimento exponencial do negócio”, comenta Orlando Ovigli, VP Digital Solutions no Grupo FCamara ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.
Pensando em ajudar os empreendedores que buscam soluções de gestão eficazes, Orlando destaca três grandes vantagens de um seller center:
1- Boas experiências para o consumidor
O consumidor está cada vez mais imediatista e busca praticidade em toda a jornada de compra. Com o monitoramento de indicadores em tempo real viabilizado pelo seller center, fica mais fácil identificar gargalos operacionais, aprimorar processos e assim melhorar e personalizar a experiência do cliente. Com a ferramenta, é possível acompanhar indicadores relacionados a entregas, atendimento e qualidade dos produtos e até mesmo identificar problemas antecipadamente e resolvê-los em tempo hábil de evitar desgaste no relacionamento com o consumidor e também críticas registradas em redes sociais ou no SAC.
2- Controle de estoque e da mudança de preços
Em muitas épocas do ano, como Black Friday e Dia das Mães, por exemplo, em que a demanda é mais alta, é crucial ter previsibilidade de estoque, para facilitar o planejamento de promoções e o atendimento da demanda, sem frustrar expectativas dos consumidores. O seller center faz esse controle, garantindo uma visão precisa dos produtos disponíveis nos sellers. O mesmo acontece com a variação dos preços dos produtos. Oscilações são normais, devido às promoções oferecidas por cada vendedor, e nesses casos a ferramenta identifica, de forma automática, os valores corretos de cada transação, para a realização dos repasses devidos a cada seller, levando em conta essas flutuações.
3 – Inteligência de dados para impulsionar vendas
Os dados gerados pelo seller center apoiam a tomada de decisão em diversos aspectos, inclusive para alavancar vendas e resultados. É possível, por exemplo, identificar os sellers com melhor resultado ou reputação, que geram mais valor para a plataforma, e criar oportunidades para ativá-los, dar mais visibilidade aos seus produtos e serviços ou estimular promoções específicas com esses parceiros. Em datas sazonais, o controle de indicadores relacionados a estoque e logística também facilitam o planejamento de promoções para alavancar vendas.
Terceirizando o seller center
No passado, quando não existia uma solução de seller center no mercado de tecnologia, a única saída para as empresas que quisessem ter um marketplace era desenvolver a sua própria plataforma de gestão de sellers. Isso exigia um investimento milionário que era inacessível para a maior parte das empresas. Hoje com a solução OmniK, democratizamos o acesso das empresas ao molde marketplace, com um modelo de negócio SaaS que é acessível, fácil de implementar e possui as principais integrações e funcionalidades prontas para o consumo dos nossos clientes “Criar a própria plataforma eleva muito o custo de implementação e gestão de um marketplace. Ao contratar plataformas de alta performance, o empreendedor fica mais próximo de alcançar um crescimento escalar e sustentável para o seu negócio”, finaliza o executivo.
(Fonte: Flavia Pisani)