

Com plano de expansão consolidado, Café Cultura abre primeira loja em Cuiabá, alcançando a região depois de se estabelecer no Sul e Sudeste
A próxima inauguração de loja do Café Cultura marca também uma nova fase para a marca. A rede catarinense, depois de conquistar o público das regiões Sul e Sudeste, chega ao Centro-Oeste do Brasil agora em março, com uma loja em Cuiabá, no Mato Grosso. O plano de expansão da empresa focada em cafés especiais vem alcançando grande resultados e reconhecimento.
A tendência de espaços dedicados ao café vem crescendo há anos, e ganhou impulso maior desde 2020. Naquele ano, a pesquisa “The Brazilian Coffee Market” divulgada pela empresa neerlandesa Rabobank (de análises do agronegócio e mercado de alimentação) já estimava que em breve o Brasil poderia chegar a ter dois terços da produção de café em toda América Latina. No fim do ano passado, o presidente da companhia Intelligentsia Coffee, James T. McLaughlin Jr., visitou o país para falar justamente das possibilidades de mercado para as cafeterias e como foram aceleradas na pandemia.
O especialista apontou alguns detalhes relevantes, como a venda de cafés pela internet e a formação de um público mais exigente e conhecedor de grãos e torras variadas. O Café Cultura já explorava esses nichos há anos. Outro ponto confirmado por McLaughlin foi o crescimento de cafeterias especializadas em áreas residenciais, que estimula o home office e foi boa pedida nas fases de flexibilização das restrições de isolamento social. São tendências que se confirmaram e vão se estabelecer de vez.
A rede catarinense é atenta às tendências, o que permitiu estar acima da curva. O reconhecimento pelo bom posicionamento de mercado da marca veio com rapidez: foi apontada como a quinta maior rede de cafeterias do Brasil no Prêmio Melhores Franquias 2021. Fundada em 2004, a rede Café Cultura foi se consolidando em sua terra natal, o que fez toda a diferença na hora de expandir para outros estados. Hoje, conta com lojas nas cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Balneário Camboriú, São José, Caxias do Sul, Canoas, Porto Alegre, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Londrina e Maringá.
O plano bem desenvolvido de expansão garantiu que a marca pudesse crescer mesmo com retração econômica e restrições de atendimento ao público pela pandemia, sem ter fechado nenhuma loja. Inclusive, os números melhoraram. Em 2019, foram inauguradas 5 unidades e, em 2020, duas novas praças foram incluídas na rede. Ou seja: só em 2021, os números de unidades foram superiores aos dois anos anteriores. O sucesso é refletido também em faturamento. Em 2019, chegou a R$ 15 milhões. A pandemia desacelerou os ganhos do ano seguinte, atingindo mais de R$ 11 milhões. Mas em 2021, os valores mais que duplicaram em relação a 2020, passando dos R$ 25 milhões de rendimento.
O sistema de franquias tem funcionado muito bem para o crescimento da marca. O investimento inicial de R$ 300 mil para o modelo quiosque, indicado para uma unidade do Café Cultura que tenha retorno estimado de 24 a 36 meses com faturamento médio de R$ 75 mil. O pagamento de royalties é de 5% sobre o faturamento bruto, além de 1,5% para fundo destinado à propaganda. Com a retomada econômica e relaxamento das regras de isolamento, os pontos físicos ganham maior destaque e foco no plano da rede. A loja de Cuiabá representa esta nova fase de expansão para outros estados.
Fonte: Bruno Camargo
Foto: Michel Téo Sin