

Abhishek Gupta, CCO da CleverTap, principal plataforma de retenção e engajamento de usuários do mundo, lista quatro passos fundamentais que os empresários devem seguir para se destacar da concorrência.
Pesquisas mostram que 90% dos usuários deixam uma empresa dentro de 90 dias após a aquisição. Este é um vazamento maciço no funil de retenção de clientes de uma marca e, na verdade, significa que o custo real de um consumidor retido é 10 vezes o custo de sua aquisição. O poder da retenção é que ela aumenta e, a longo prazo, garante sucesso para as empresas que a colocam no centro do envolvimento do usuário.
Com as expectativas dos consumidores em rápida evolução e um aumento na concorrência em praticamente todos os setores, reter os usuários é o maior desafio para os profissionais de marketing digital em 2022. Os clientes têm várias opções e as marcas precisarão garantir que estarão fornecendo experiências relevantes e “hiperpersonalizadas”.
Mas o que fazer para se destacar da concorrência?
Para garantir um envolvimento bem-sucedido com os consumidores, as marcas precisam garantir que estão segmentando os clientes certos, com o conteúdo certo, no contexto certo, no momento certo e na plataforma certa. Os especialistas devem se concentrar nas quatro áreas principais a seguir para superar esse desafio:
- Camada de dados inteligente: as empresas devem coletar dados altamente granulares sobre as pegadas digitais deixadas pelos consumidores para que possam atendê-los melhor. No entanto, coletar dados não é suficiente. Elas precisam da capacidade de sintetizar esses dados e aproveitá-los para interagir com os clientes em tempo real no aplicativo ou site.
- Hiperpersonalização: os clientes de hoje não apenas esperam hiperpersonalização, eles a exigem. Eles querem ser tratados como indivíduos e esperam que as marcas lhes ofereçam experiências únicas adaptadas às suas necessidades. Para empresas que pensam que personalização é o primeiro nome no e-mail isso é um mito.
- Capacidades preditivas: O impacto real vem de mensagens inteligentes que dão aos consumidores o que eles querem e como querem. A tecnologia de IA e ML oferece às marcas a oportunidade de realizar análises preditivas e determinar qual conteúdo e mensagem servir, para qual usuário.
- Privacidade: A privacidade é uma dimensão importante para construir confiança com os clientes. As empresas precisam deixar claro para seus consumidores que levam a privacidade a sério, precisam ser transparentes sobre o uso de dados e garantir aos clientes a segurança de seus dados.
Experiências contextuais, hiper personalizadas e de ponta a ponta, quando entregues a milhões de usuários diariamente, usando dados proprietários e de maneira compatível com a privacidade, criam uma vantagem competitiva sustentável para a marca. Portanto, as empresas devem investir em soluções que não apenas permitam fazer tudo isso, mas também de maneira automatizada e altamente eficiente.
(Fonte: Giulia Martins Monteiro)