

Saber se comunicar e adaptar essa habilidade para diferentes meios é essencial. Por isso, o aprendizado deve ser constante.
A comunicação sempre foi essencial para o sucesso de qualquer empresa. Porém, nos últimos anos, desenvolver essa habilidade tornou-se ainda mais importante. Com a pandemia de Covid-19, houve um crescimento acelerado nos negócios online e na modalidade de trabalho em home office, o que exige versatilidade para que as mensagens sejam bem compreendidas em diversos meios.
A divulgação de produtos e serviços através da web ainda tende a se ampliar. De acordo com projeções do The CMO Survey, neste ano haverá um crescimento médio de 14,7% nos investimentos de marketing digital. E isso não significa apenas anunciar os produtos, mas também consolidar a imagem das empresas e de seus representantes nas mídias sociais. Cada vez mais, será exigida dos executivos a habilidade de se comunicar com eficiência nos variados formatos disponíveis nas redes, como conferências, palestras online e vídeos curtos.
“A comunicação está em tudo, em todos os lugares. Às vezes, entramos em processos automáticos e nos esquecemos de que somos seres comunicadores, e que precisamos prestar atenção para estabelecermos confiança”, afirma a especialista Vivian Rio Stella, idealizadora da consultoria de aprendizagem corporativa VRS Academy.
Já na comunicação interna das empresas e nas interações de equipe, o grande fator transformador foi o trabalho remoto. Segundo pesquisa da Korn Ferry, consultoria global de carreira, 85% das empresas adotaram o home office durante a pandemia. Mesmo com o relaxamento das medidas de distanciamento social, a tendência veio para ficar, pois há redução de custos e maior praticidade para os colaboradores. No entanto, as trocas de informações, que antes eram feitas em sua maioria presencialmente, agora se dividem entre e-mails, aplicativos de conversas e ferramentas assíncronas. Mensagens mal elaboradas, em qualquer um desses meios, podem comprometer a qualidade dos serviços prestados e a imagem da corporação.
Para evitar esses problemas, a consultora e empresária ressalta a importância dos pilares “3 Os”: “são uma forma de sintetizar as estratégias para uma boa comunicação: planejamento, prática e presença”, resume. Outro conceito essencial a ser seguido é o de lifelong learning: “Para atuar num mundo em constante transformação, precisamos aprender o tempo todo. Novos desafios, contextos e canais de comunicação sempre nos são mostrados, e é necessário ao menos conhecê-los para avaliar quais fazem mais sentido para seu negócio. Lifelong learning tem tudo a ver com comunicação, utilizo nos meus treinamentos e eu mesma estou sempre em aprendizado”.
Para colaborar com esse aprendizado, Vivian Rio Stella já realizou treinamentos e consultorias para mais de 100 empresas. Para quem deseja se aperfeiçoar de forma independente e depois aplicar os conhecimentos no ambiente de trabalho, ela também oferece ou participa do corpo docente de cursos online em diferentes plataformas. Entre eles, há 2 da Aberje, “Como identificar e engajar influenciadores internos” e “Programa avançado em comunicação pública”, e um na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, “Redação corporativa”. Já no serviço de streaming da Casa do Saber, elaborou dois cursos, “Steve Jobs e os 3 Os” e “Linguagem e pensamento crítico – uma introdução à Linguística”, além de fazer parte do curso “As quatro competências do futuro”, com outros especialistas.
(Fonte: Bartira Betini Nunes)
(Créditos da imagem: Divulgação)