

Última semana antes da data pode ser estratégica para os lojistas.
O contínuo crescimento do e-commerce segue aquecendo as vendas dos lojistas em datas comemorativas. De acordo com dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, o faturamento das PMEs online cresceu 22% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, com o total de vendas alcançando R$ 572,1 milhões.
Para os pequenos e médios empresários, essas datas tornam-se oportunidades de aumentar o faturamento. Para isso, Babi Tohnela, Senior Manager Brasil do Ecommerce na Prática, selecionou algumas dicas para empreendedores alavancarem suas vendas nessa semana que antecede o Dia das Mães. “Datas especiais merecem atenção e preparativos estratégicos dos lojistas. Uma boa atuação nessa data pode gerar maior faturamento e ainda garantir clientes fiéis e satisfeitos, dispostos a comprar mais vezes. É importante o empreendedor de e-commerce se planejar e realizar ações de impacto, como oferecer a venda consultiva, kits especiais de produtos ou serviços, uma identidade visual chamativa para a campanha específica e, claro, sem esquecer de uma logística bem estruturada”, comenta a executiva.
Confira as dicas da especialista em e-commerce:
1- Invista na experiência de compra do cliente: venda consultiva; identidade visual atrativa com divulgações nas redes sociais; bem como a oferta de mimos especiais trazem encantamento ao cliente digital. “Os pequenos e médios lojistas precisam usar a criatividade para se diferenciar das grandes redes varejistas. Considere oferecer mimos, brindes e descontos. Mas faça bem planejado para não ter prejuízo. É muito importante também estar disponível nos canais de atendimento, como chat e redes sociais, para assim propor uma breve consultoria para o cliente. É possível colher informações sobre o perfil da presenteada e realizar indicações de produtos que mais combinam com o estilo dela. Com certeza será um sucesso!”.
2- Monte kits especiais para a data: agregar mais de um produto ou serviço pode ser uma oportunidade de elevar o ticket médio das compras, assim como agradar mais compradores. “É interessante oferecer kits exclusivos para a data, com produtos que se complementam. Por exemplo, uma loja de sapatos com ofertas especiais para a compra de um ou mais pares. Ou uma loja de produtos de beleza que ofereça uma cesta com diversos produtos para cabelo ou skincare. Na plataforma da Nuvemshop é possível apresentar dois ou mais produtos para compra conjunta.”
3- Ofereça vale-presente para os compradores de última hora: muitas pessoas deixam para comprar presentes em cima das datas e podem acabar perdendo o tempo de frete. Aqui vale intensificar uma boa campanha de vales-presentes, com opções de diversos valores. “Existem vários perfis de mães diferentes. E muitas vezes fica difícil encontrar o presente ideal, ainda mais para aqueles que deixaram para última hora. Nesse caso, investir na divulgação de opções de vales-presente se torna uma grande oportunidade para o lojista garantir mais vendas.”
(Fonte: Luiza Migliolo)