Queridos Leitores,
Em nossas publicações anteriores deixamos claro que empresas que possuem uma cultura organizacional forte solidificam suas estratégias, impactando positivamente nos resultados.
Na compreensão deste contexto, devemos sempre lembrar que empresas são constituídas de pessoas, e estas possuem singularidades, semelhanças, necessidades e desejos.
Esses fatores refletem na qualidade do ambiente de trabalho e nas relações interpessoais, ou seja, no clima organizacional.
E, como podemos avaliar a qualidade do clima organizacional dentro de uma empresa? Como medir o grau de satisfação das pessoas?
A melhor forma de realizar essa avaliação é por meio de uma ferramenta tradicional e muito conhecida pelas organizações. A boa pesquisa de clima organizacional, isso mesmo, eu disse boa sim!
Muitas empresas cometem um grave equívoco comprando pesquisas prontas ou pegando pesquisas gratuitas na internet. Buscar referências não é um problema, o erro está em atalhar as etapas de um processo tão importante, deixando de considerar que cada empresa tem a sua própria cultura. É única. E assim deve ser a pesquisa de clima, personalizada de acordo com a cultura da organização.
Para exemplificar de que forma podemos personalizar uma pesquisa de clima organizacional, consideramos fundamental a utilização do ciclo PCAAA (P – Planejamento; C – Comunicação; A – Aplicação; A – Análise; A – Ação).
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada etapa?
Planejamento: nesta etapa, o profissional de recursos humanos deve se reunir com os líderes dos demais setores estratégicos da organização para que seja definido o objetivo que a pesquisa de clima pretende alcançar, bem como, o modelo de estrutura de questionário e seu meio de aplicação, para exemplificar temos o formulário físico ou eletrônico.
Comunicação: atenção para esta etapa fundamental, onde todos os profissionais devem ser informados e sensibilizados sobre a importância da pesquisa de clima para o processo de crescimento e desenvolvimento da organização. Os meios de comunicação podem ser os mais variados, desde reuniões, palestras, murais informativos, a TV corporativa, aplicativos, etc.
Aplicação: é chegado o momento de levar a pesquisa de clima até os públicos da organização.
Análise: após a pesquisa ser aplicada, é necessário realizar a devida apuração dos dados obtidos, fazendo então, uma análise criteriosa destes dados, ou seja, a tradução das informações coletadas.
Ação: realizada a tradução das informações obtidas com a pesquisa, é chegado o momento de transformar essas informações em ações estratégicas, sendo necessária uma definição das prioridades entre essas ações.
Fica a dica: o ciclo PCAAA, continua rodando dentro da organização, até o momento da realização da próxima pesquisa de clima, que deve ser realizada no período de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, de acordo com os desdobramentos das ações estratégicas aplicadas.
Acompanhe as nossas próximas publicações quando vamos entrar no mundo da saúde mental nas organizações.
Um forte abraço e até a próxima!