Você consegue responder facilmente à esta questão?
Sempre que faço esse questionamento aos pacientes que iniciam terapia, recebo de muitos, o nome e alguns de seus papéis: “mãe, esposa, profissional…” Mas a verdade é que somos muito mais do que isso. E o conhecimento de tudo o mais que somos chama-se Autoconhecimento.
A importância do Autoconhecimento atravessa a história da Humanidade, provando que conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do ser humano em todas as áreas da vida.
Essa é a constatação que faço no consultório. Quando uma pessoa tem consciência de seus pensamentos, emoções e atitudes, consegue adequar o seu comportamento às situações do seu cotidiano, se relacionando com os demais e com o mundo ao seu redor de maneira positiva. Consequentemente, a forma com que lidamos com o outro e as situações, impactam na nossa sensação de bem-estar e felicidade.
É fato! Quem se conhece melhor, tem maior poder de ação significativa sobre a vida, pois traz em si a possibilidade de tomar decisões e agir de maneira mais alinhada aos valores pessoais.
E enxergar o mundo através dos próprios pontos de vistas -sabendo que são seus e não respostas prontas do mundo ou verdades universais-, é saber, com muita propriedade, a resposta mais instigante que o homem se faz desde que o mundo é mundo: “quem sou eu?”.
“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo.” (William Shakespeare)