Era um final de semana, fui a uma pizzaria/ pub bem conhecida da região. Um lugar diferente, longe do barulho da cidade, cercado por vegetação, de arquitetura rústica, enfim, um belo lugar.
Após aguardarmos algum tempo no bar esperando por uma mesa, percebemos a total falta de atenção dos atendentes conosco, só faltou termos que implorar para alguém nos atender, pois queríamos pedir algo para beber enquanto aguardávamos.
Dica: Se a casa estiver cheia, dê cortesia ou ofereça um local para que os clientes possam aguardar e pedir alguma pedida durante a espera.
Depois de algum tempo fomos para a mesa e ao questionar o garçom sobre algumas coisas, a resposta que ele nos deu foi apenas um seco “não sei”, já de cara rasgando princípios básicos de bom atendimento. E a noite continuou.
Dica: Soldado que vai à guerra sem saber atirar… deste modo, treine, treine e treine sua equipe. Ninguém pode ficar sem informação, e na falta dela, ensine seu colaborador a buscá-la para repassar ao cliente.
Consumimos duas pizzas, duas doses de whisky e umas quatro ou cinco cervejas alemãs, mas poderíamos ter consumido mais bebidas ou comidas, entretanto, além de muitos itens que constava na carta de bebidas não haver no estoque. Durante toda a noite, nenhum garçom sequer nos perguntou se estava tudo certo ou se queríamos mais alguma coisa e, quando pedíamos, demorava muito tempo para nos atender.
Dica: Jamais deixe o cliente sem a devida atenção, são eles quem têm o dinheiro na mão. Lembra?! Além do mais, cuidado com o estoque! Se não tem para vender, o dinheiro não entra no seu caixa.
Por fim, informamos ao atendente do caixa (que aparentava ser o gerente do local) sobre os ocorridos da noite, onde ele nos pediu desculpas e informou que estavam com falta de dois funcionários.
Imprevistos acontecem, entretanto, a falta de funcionário pode atrapalhar a operação, mas não justifica os erros da gestão.
Dica: Ter ajuda para profissionalizar o negócio é sempre uma atitude assertiva.
Muitas empresas perdem clientes sem saber o motivo, pois muitos sequer expressam suas críticas, eles simplesmente desaparecem e nunca mais retornam ao local.
Os gestores e empresários precisam entender e praticar as premissas básicas do atendimento e vendas, para depois pensar em estratégias mais avançadas.
Precisam incorporar o marketing de experiência antes do digital e investir em ações para que os clientes tenham uma sensação única, que proporcione uma experiência marcante para que além de voltarem, comentem para todos os seus amigos e conhecidos sobre o local. Sem o mínimo do bom atendimento, todas as iniciativas param na porta de entrada.
Você sabe quantos custa ($) a perda de um cliente? Reflita sobre isso!